sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Um pouco de sinceridade é coisa perigosa, muita é fatal"


    Refletindo um pouco sobre a brilhante frase de  Oscar Wilde, que dá título a esse post, chegamos a duas situações distintas que aconteceram na pelada de quarta: a presepada do cara de caráter duvidoso que chamam de gladiador (????????) e o cartão amarelo que nossos craques TN7 e R10 forçaram. Apesar da mídia plimplim querer colocar tudo no mesmo saco, são coisas bem distintas. Em comum, apenas a sinceridade demonstrada pelos seus autores.
    Sobre o ato do Kleber, que graças a deus não veio pro mengão boladão, não tem muito o que dizer. Foi o típico espertalhão querendo se dar bem em cima dos outros. Um ato que todos críticam quando cometido pelos outros, mas poucos reclamam quando em benefício próprio, e assim vivemos nossa brasilidade. Cabe aqui apenas um elogio sobre sua sinceridade. foi tipo assim: "não gosto de fair play e vai tomar no cu quem gosta". Não cabe aqui julgar se a opininião dele é correta ou não, mas ele tem todo o direito de ser contra o fair play, mesmo sabendo que será martelado por um tempo na mídia por causa disso. Resta saber se ele manterá essa posição numa situação futura em que seu time vena a ser prejudicado né...
    Sobre o ato praticado por TN7 e R10, é algo comum no futebol... Todos fazem mas poucos assumem. Não há nada de errado em planejar uma estratégia em cima das regras estabelecidas, isso acontece em todos os setores da sociedade. Porém, ao assumir que isso foi uma estratégia, vc cria um problema sério. Jornalistas, apresentadores, ex-jogadores frustados (que certamente já fizeram isso também) e comentaristas futebolísticos de buteco, começam a meter o pau nesse ato "anti-ético" e "super condenável". Ah, num fode né... o ato está dentro das regras, não esta prejudicando ninguém (somente o pŕoprio flamengo) e não tem absolutamente nada a ver com falta de ética. Só que agora o thiago Neves (que não é meu parente) deu mole, vai ter que fazer um teatrinho pra desfazer essa burrice sem tamanho e dar uma de madalena arrependida pra imprensa e pro clube.
    O que podemos concluir disso tudo é que a sinceridade só é boa na teoria. Na prática, são outros 500...

Raone Neves
raonepn@gmail.com
@raonepn

2 comentários: